WinContinSNC Contabilidade Geral e Analítica
O WinContinSNC possibilita elaborar a contabilidade de empresas que estejam obrigadas a possuir contabilidade organizada nos termos do Código do IRC ou IRS e a elaborá-la de acordo com as normas estabelecidas no SNC – Sistema de Normalização Contabilística ou com base nas NIC’s (Normas Internacionais de Contabilidade).
- Trata-se de uma aplicação Multi-Empresa, sendo cada uma delas identificada por um código de seis dígitos (999999).
- Permite a criação de contas sem pré-definição de estruturas (dígitos por grau ou qualquer outro) e com diversos tipos de contas lançadoras, nomeadamente, Lançadoras normais, Conta Corrente, Reflexão, Correntes ou não Correntes.
- Possui uma ferramenta que permite aceder ao Portal e-fatura para obter todos os documentos de “Consumidor/Adquirente” e de “Comerciante/Emitente”, incluindo a repartição por taxas de IVA de forma a facilitar o seu lançamento.
- Possui uma ferramenta, como alternativa á opção anterior, que permite ler os ficheiros CSV extraídos do Portal e-fatura e fazer os lançamentos a partir deles.
- Possui uma ferramenta que permite o lançamento das vendas através do ficheiro Saf-T da faturação. Inclusive, caso pretenda, pode fazer aqui a sua validação e comunicação diretamente para o Portal e-fatura.
- Possui um algoritmo de Recomendações de lançamento de documentos, quer obtidos do Portal e-fatura, quer lidos de um ficheiro CSV, que, com base em rankings criados a partir do histórico de lançamentos propõe o lançamento a efetuar em cada documento.
- Possui 17 meses de lançamento por exercício ( meses 0 a 16 ), permitindo a reabertura dentro da própria empresa (possibilitando a utilização de um único código ao longo dos anos) ou para outra (possibilitando a separação dos diversos anos). No entanto, emite Balancetes para períodos à escolha do utilizador, permitindo assim emitir balancetes, não só mensais, mas também trimestrais como por exemplo do mês 4 ao mês 6, ou ainda de apuramentos dos resultados como por exemplo do mês 14 ao mês 16.
- Todos os anos são autónomos, podendo a qualquer momento consultar extratos, balancetes e outros mapas, relativos a qualquer ano presente no sistema.
- Permite a configuração de tipos de documentos (pré-classificação de documentos-tipo), de modo a tornar a movimentação mais rápida, podendo inclusive calcular o valor da Mercadoria e do IVA incluído a partir do total do documento e da taxa de IVA.
- Permite efetuar a digitalização de documentos, para que estes fiquem eletronicamente arquivados com o lançamento e possam ser visualizados quando consulta o lançamento. De acordo com a legislação em vigor, terá de definir e cumprir um Plano de Arquivo nos moldes aceites pela Autoridade Tributária para que possa proceder á destruição do arquivo em papel após a dedução do IVA constante dos documentos.
- Permite ainda a configuração de mapas, tais como Balanços, Demonstrações de Resultados e Mapa de Fluxos de Caixa de modo a obter a sua impressão personalizada, a elaboração do Relatório de Gestão e o Anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados, documentos que são utilizados pela aplicação como fonte para a geração automática do ficheiro da IES – Informação Empresarial Simplificada para ser entregue no Portal das Finanças.
- Permite efetuar o apuramento automático do Imposto sobre o Valor Acrescentado, e imprimir a respetiva declaração periódica em papel branco, para conferência, ou a geração de ficheiro para ser entregue no Portal das Finanças. No caso de ser pedido de reembolso, gera também o anexo justificativo da declaração, com a relação de todas as transações com clientes, fornecedores, importações e exportações, nos termos do Decreto Normativo nº 53/2005.
- Havendo transmissões intracomunitárias ou prestações de serviços isentas com sujeitos passivos de países comunitários, gera o ficheiro da respetiva Declaração Recapitulativa nos termos do RITI.
- Permite também obter os mapas Recapitulativos de Clientes e Fornecedores mediante configuração de contas, não exigindo qualquer intervenção adicional do utilizador no momento do lançamento.
- Encontra-se preparado para gerar o ficheiro SAF-T PT (Standard Audit File for Tax porposes – Versão Portuguesa) imposto pelo DL 238/2006, 20 de Dezembro de 2006 e posteriormente regulamentado com a Portaria 321-A/2007 de 26 de Março e finalmente com as alterações exigidas pelas diversas Portarias de atualização que foram sendo publicadas.
- Permite a geração do ficheiro IES/DA. A geração deste ficheiro baseia-se em dados da Contabilidade do próprio WinContinSNC, de Salários do WinSalgestPro e de Activos do elabora®Activos. Com a conjugação dos dados destes três programas consegue-se a geração de um ficheiro de forma automática quase pronto para entrega. A entrega do ficheiro gerado tanto pode ser feita no Portal das Finanças como através da aplicação off-line que a própria DGITA disponibiliza.
Apresentação do WinContinSNC Requisitos minímos:
- Windows 7 ou superior
- Resolução do ecrã 1024x768
- Rato ou apontador compativel